Você Agora Adora Ensinar? 1

Você Agora Adora Ensinar?

Por

Quando morávamos em Boston, minha mãe conheceu em Harvard, uma pedagoga excepcional que gerava playgroups para dar início as criancinhas nas artes. O ensinava música pra gurias? Você vê que pouco sabemos do gênio infantil? Não só música. A criatividade das moças é cultivada em todas as artes. Eu tinha 2 anos e a minha mãe diz que eu gostava de esculpir. E acredita que isso o ajudou com a música?

Muito. Quando entrei no playgroup tinha dois anos. Também fazia balé e música, contudo não é só música. E continuo jogando quando gravo para a Deutsche Grammophon ou toco em Viena ou Barcelona. A outro nível, claro. Se não curte, não poderá compartilhar o gozo da música. Quando eu tinha 3 anos de idade veio pro meu playgroup uma concertista de viola de gamba e eu fiquei fascinada investigando. Minha professora ao ver de perto-me, se deu conta logo depois de que eu tinha me apaixonado. Já tinha você brinquedo! E convenceu minha mãe de que eu me matriculara numa universidade Suzuki de Boston.

São escolas de imersão musical que não começam por ensinar teoria musical para gurias. Que sorte têm as gurias! Há que iniciar o menino jogando, em razão de começar pelo solfejo podes matar o seu entusiasmo pela música. Do mesmo jeito que no momento em que uma moça começa a expor, não se coloca a ceder aulas de gramática.

o Aos 3 anos de idade podia com um violino? Era um daqueles violincitos pequeninos construídos ex professo para essa idade. Como as garotas aprendem a tocar de ouvido? E se divertem muito. Eu aprendi de uma forma muito lúdica, instintiva, como aprendem as meninas a cantar.

  • 12 Estudos de Trouxas
  • As empresas mais procuradas são “Made in Scandinavia’
  • Viena, encantos imperiais
  • As propriedades do fundamento
  • Festivais de Música nos EUA

Depois, vai crescendo e o violino cresce com você: tocar um violino de um dieciseisavo, um oitavo; após um terço e, afinal de contas, o normal. E se você continuar cansado pelo caminho? Pois super também. Mas não foi o meu caso.

Aos 6 anos, o violino neste instante era a minha existência, e os onze ingressei na Escola Rainha Sofia. Quatro anos depois já me dei conta de que você precisa mover-se pra poder evoluir. Eu não entendo permanecer de meias. Então eu fui pra Alemanha pra entender com Maksim Vengérov, um dos grandes do nosso tempo. Em sua moradia de Londres.

E, no fim, eu me elaborei lá, em Londres. Você nesta hora adora ensinar? Tenho dado aulas: são ótimas pra tomar consciência de sua técnica, porque você necessita deconstruirla pra poder ensiná-la e, logo depois, retorná-la a construir. E se ensinas o bem, aprender tanto quanto o aluno.

Como dar música a uma guria? Primeiro deixe que ele se expresse jogando e agora chegará depois jogar a expressar-se. E se o moço quer um instrumento, É uma seleção personalísima. É claro que você deve tomar somente ele. E se fornece por tocar um micro computador? Magnífico. Eu assim como estou a refletir entender música eletrônica. Para comparecer a enfatizar pela música há que meter horas e suar a partitura?