"Todos Os Aparelhos Eletrônicos Estão Programados Pra Morrer" 1

“Todos Os Aparelhos Eletrônicos Estão Programados Pra Morrer”

Por

Se chama obsolescência programada: os fabricantes de todo o tipo de aparelhos eletrônicos programados pra durar um estabelecido tempo. Isto não acontecia nos tempos de minha avó. Antes, um frigorífico durava trinta anos, nesta hora seis. Umas meias de náilon, praticamente inquebráveis deixaram de fabricar.

Quem planejou essa atrocidade? A revolução industrial. O conceito se montou entre 1920 e 1930. Antes, um empregador ou seus fornecedores de matéria-prima construiu seu negócio com dinheiro familiar. Assim sendo os bancos lhes disseram: “Alargar o seu negócio, vender mais, eu deixo o dinheiro”.

, E lançou os créditos ao consumo. E neste instante tinham sob moderação todo o momento de existência do item. Mas eles queriam mais e optaram encurtar a existência vantajoso dos produtos. Deste modo, chegamos aos anos 70, em que 80% da riqueza do universo se concentrava em 20% da população, aqueles que controlavam.

Sim, os bancos, que têm empresas e corporações que têm bancos: as multinacionais, que fazem com que os produtos durem menos e vender mais. O efeito é a investigação dos recursos da Terra e toneladas de resíduos desnecessários que estão carregando o planeta. No entanto aí está essa claridade que leva 111 anos acesa. Sim, em um parque de bombeiros de Livermore (Califórnia). Decidi criar, juntamente com vinte e dois engenheiros, uma linha de iluminação aplicada à tecnologia led e colaborar para parar a loucura da obsolescência programada.

Outros fabricantes tentaram. Há uma dezena de patentes de lâmpadas com mais de 100.000 horas de emprego (entre sessenta e 70 anos queimadas), entretanto nunca chegaram a sair para o mercado. Há uma organização que controla os fabricantes de lâmpadas; não é oficial, contudo eu dou fé que existe.

Assim as vende na web? As distribuidoras nos dizem que vivem e as que se fundem, e os grandes armazéns nos propõem duplicar o seu valor, o que nos temos rejeitado. Tivemos ofertas supermilionárias para não tirá-la ao mercado e ameaças de morte, que estão nas mãos da polícia. Quanto consome a tua lâmpada? Economize 92% em relação às lâmpadas incandescentes e um 68,42% em ligação as de pequeno consumo. Em Portugal, as companhias elétricas têm que fabricar quarenta e sete milhões de megawatts por ano, que atendem a toda a indústria.

  • 9 Notas e referências
  • 6 Oposição à ditadura bolivariana
  • Os processos de despedimento coletivo contestados pelos representantes dos trabalhadores
  • dois Capítulo 2: A caminho da Manada (I)
  • 196 (discussão) 22:13 seis jun 2017 (UTC)
  • 1 Objetivos da normalização

a iluminação geral destinam-se sete milhões de megawatts. O que fabricam as oito centrais nucleares activas em Portugal. Sim, no entanto não é bastante, precisamos importar entre 6 e 7 milhões de megawatts de França. Se usarmos uma tecnologia como a que proponho, nos ahorraríamos.

Estamos falando de mais de 20.000 milhões de euros por ano. As lâmpadas que emitem 70% menos CO2 pra atmosfera, por causa de trabalham com poucos graus de temperatura. Quanto tempo duraria uma máquina de lavar roupa ou um frigorífico sem obsolescência programada?

Entre 40 e setenta anos, no entanto há que usar os componentes eletrônicos e utensílios adequados. Criei o movimento de SOP (Sem Obsolescência Programada). O que você espera dele? Isto é de uma imoralidade. Alterar a maneira de fazer implica em uma alteração socioeconómica.

O sistema é projetado pra obter e jogar, fabricar barato na China e comercializar na Europa. Se acabamos com o amadurecer por desenvolver-se, como Diversos economistas dizem que a única forma de fazer emprego é por meio do avanço. Incerto. Se você fazer um objeto que dura muito, você terá um mercado de segunda mão e florescerão negócios de reparação.